O Projeto “Embaixadores pela Biodiversidade” é um projeto de literacia oceânica e costeira que decorre no âmbito da candidatura elaborada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Câmara Municipal da Lourinhã ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e é desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente).
O principal objetivo do projeto passa por promover a preservação e conservação dos recursos naturais, contribuindo desta forma para o aumento da literacia sobre a biodiversidade marinha e costeira e tradições locais. Para tal, foram desenvolvidos conteúdos e ações de sensibilização ambiental junto da comunidade jovem e escolar dos municípios de Torres Vedras e da Lourinhã, tais como:
Exposição Itinerante – Exposição sobre o património natural e cultural dos ecossistemas costeiros e marinhos da região, que esteve patente em várias escolas dos Municípios promotores deste projeto.
Projeto Educativo – Desenvolvimento de conteúdos educativos sobre os valores naturais locais, nomeadamente a Rede Natura 2000, para integração nos programas curriculares.
Campanhas de Sensibilização e Ação – Atividades de reflexão crítica para uma maior consciencialização ambiental face à biodiversidade e conservação da natureza, através do desenvolvimento e dinamização de atividades no terreno, tais como peddy papers, aulas de campo/laboratórios vivos, jogos e recolhas de lixo marinho;